quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Coletânea de leituras recomendadas

Estarei viajando nos próximos dias e o blog não será atualizado. Contudo, deixo aqui textos que valem a pena. Alguns são extensos, mas abrangentes e altamente críticos.
Este faz uma análise profunda do cenário do segundo-turno com base nos novos papéis da esquerda e da direita no mundo contemporâneo, e de sua relação com os grupos sociais que as representam e legitimam.

Resposta de Sérgio Gabrielli às críticas de David Zylbersztein.
Descubra quem é Zylbersztein.

Luis Nassif, sobre a estratégia tucana de incitar o medo e o ódio como forma de induzir o eleitor a votar em um candidato que não apresenta propostas e vê nos ataques maciços à adversária uma forma de despolitizar a eleição.

Com relação a essa disseminação de um ódio sem fundamento, baseado em preconceitos do passado, vale a pena ler o meu artigo sobre o homem cordial (http://vermelhosobreazul.blogspot.com/2010/10/o-brasileiro-um-homem-cordial.html), pois o que vemos é justamente isso: na falta de propostas adequadas aos novos anseios da sociedade brasileira, os tucanos apelam para a velha cordialidade brasileira, incitando o ódio a partir da criação de esterótipos para Dilma e o PT e da divulgação de boatos através da mídia e da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário