quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A cada um segundo seu mérito

Há poucos dias tomei conhecimento de que grandes intelectuais brasileiros lançaram um manifesto lançando apoio a Dilma. Tenho a honra de conhecer um deles, que foi justamente quem me contou sobre este manifesto, há dois dias.

Não creio ser necessário fazer muitos comentários a respeito deste manifesto, pois o próprio texto já diz tudo, mas lamento que a mídia simplesmente ignore este documento, pois, se um grupo de meia dúzia de "cerebridades" (sic) da Globo resolvesse fazer um manifesto (lembram do Cansei?) pró-Serra, certamente seria capa dos principais jornais do país e, claro, da Veja. Os grandes órgãos de imprensa têm razão ao afirmar que a liberdade de opinião no Brasil está ameaçada. Está sim: ameaçada por eles, que demitem colunistas que discordam da opinião institucional, ignoram as notícias que contrariam suas opiniões, censuram cartas de leitores que discordam do ponto de vista do colunista, transformam boatos em evidências, evidências em provas, provas em julgamento e julgamento em condenação, além, claro, de despolitizarem o debate em torno de tudo o que se faz em política no Brasil.

Recentemente a mídia, outrora fervorosa defensora do Estado laico, passou a se preocupar com a religiosidade dos candidatos, a publicar fotos excessivas de Serra fazendo orações ou o sinal da cruz, dando a entender que ele é um homem de Deus. Dilma, por se opor a ele, só pode ser...? Ora, como se não bastasse isso, há, na internet, diversos vídeos de líderes religiosos dizendo a seus fiéis para votarem ora em Serra, ora em Dilma. francamente, é esse o papel de um sacerdote cristão?

Se você, leitor, é cristão, saiba que um dos trechos mais conhecidos da bíblia diz que, ao ser indagado sobre ser ou não correto pagar o imposto a César, Jesus respondeu "dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus". Esta frase basta para esclarecer a todo cristão que Jesus é contra a intromissão da Igreja em assuntos do Estado. O Estado cuida das coisas mundanas e a Igreja de coisas espirituais. São coisas diferentes e Jesus nunca se intrometeu na política. Portanto, o verdadeiro líder cristão é aquele que tem suas convicções políticas como qualquer cidadão, mas não usa sua posição para influenciar seus fiéis, consciente de que cada um deve votar de acordo com suas próprias convicções e sua própria consciência. Pois hoje em dia há quem chegue a associar este ou aquele candidato ao demônio e seu adversário a Deus. Ora, Deus não se intromete nesses assuntos. Nem ele nem o diabo apóiam Serra ou Dilma. Portanto, devemos reagir a esse oportunismo da mídia e de certos sacerdotes que desejam explorar a fé das pessoas para conseguir votos para um candidato.

Voltando à questão da liberdade de imprensa, hoje a ONG Repórteres sem Fronteiras divulgou seu ranking de países que melhor colaboram com a liberdade de imprensa: o Brasil subiu 13 posições. poderia ter subido mais se não houvesse a censura, imposta pelo poder judiciário, ao jornal O Estado de S. Paulo. A mídia brasileira, que vive afirmando que Lula é um ditador que luta contra a liberdade de imprensa (que ditador é esse que dá total liberdade à mídia para meter o pau nele?), tem apresentado esta notícia de forma a frisar a questão da censura ao Estado (que a mídia associa a Lula, que nada tem a ver com o judiciário, e à censura das ditaduras de outrora para criar a imagem do Lula ditador) e atribuindo a melhora à redução do número de assassinatos de jornalistas no Brasil (cuja causa é...?).

Imagino como seria se os Repórteres sem Fronteiras mudassem os critérios de pontuação de seu ranking e passassem a considerar também a censura interna da mídia, a demissão de colunistas que não concordam com a opinião do jornal, dentre outros fatores desconsiderados por eles. Nesse caso o Brasil despencaria nesse ranking e botariam a culpa... adivinha em quem?

Eis o manifesto de artistas e intelectuais pró-Dilma. Vale a pena ler o texto do manifesto. As assinaturas que aparecem na páginas são só algumas, o documento é assinado por muito mais gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário