sexta-feira, 3 de junho de 2011

Dossiê sobre o livro Por Uma Vida Melhor

Para encerrar a questão, coloco neste blog o arquivo que recebi através da lista de e-mails da pós-graduação do IEL, contendo um excelente dossiê sobre o posicionamento de pessoas autorizadas sobre a polêmica em torno de um livro que ensina certo, mas que, na opinião dos palpiteiros de jornal, ensina errado.

No entanto, a mídia que fez tanto estardalhaço sobre o 'livro que ensina errado" nem sequer publica uma nota de rodapé desmentindo as bobagens que veiculou. A estratégia é a mesma de sempre: escandalizar, desinformar e alienar os leitores-consumidores para que estes sejam usados como massa de manobra.

NOTA: Estou em horário de almoço. Passei a manhã toda pesquisando na biblioteca de Sérgio Buarque de Holanda e uma das coisas interessantes que encontrei foi justamente uma reprodução de cartas do séc. XIX, uma delas falando de um jornal chamado Anglo Brazilian Times, que recebia subvenção do governo brasileiro para puxar o saco do imperador. Interessante, não? De lá para cá o que mudou é que o governo virou refém da mídia: precisa fazer acordos publicitários com os caciques da imprensa marrom, assinar milhares de revistas semanais e periódicos para as repartições púbicas, conceder privilégios a tal emissora de tv, etc. Tudo para agradar aos grandes caciques da imprensa. Eis o monstro nosso passado criou para assombrar as gerações do presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário